1º unidade da 2º fase do Método Global’eu
ave elo ilha opa uva
O
professor dirá que vai entregar uma folha com o desenho da ave
e com o espaço próprio para colocar cada letra, precisando que os alunos lhe
digam quantas letras são necessárias. Dadas as folhas, é natural que todos os
alunos lhe digam que precisam de três letras apenas. E o professor dar-lhe-á
somente as letras necessárias, que os alunos tentarão colocar nos seus devidos
encaixes, ficando cada aluno com o seguinte trabalho:
O professor com facilidade controlará o trabalho de todos os
alunos se se puser em frente da turma, uma vez que as letras são
suficientemente grandes. Logo que todos tenham acabado, o professor proporá que
lhe mostrem cada letra à medida que a palavra for sendo dita muito devagar,
recolocando-a imediatamente a fim de poder mostrar a outra que se segue. Assim
os alunos começarão a identificar cada letra, não pelo nome que cada uma tem,
mas sim pelo seu valor em cada vocábulo. Agora será também o momento dos
alunos aprenderem a fazer o traçado correcto da primeira letra da palavra
trabalhada – a letra A minúscula – usando os procedimentos tradicionais. Terminado o
trabalho, os alunos colocarão a folha A4 no dossier e guardarão as três
letras na respectiva caixinha.