1º unidade da 2º fase do Método Global’eu

                              ave   elo   ilha   opa   uva      

O professor dirá que vai entregar uma folha com o desenho da ave e com o espaço próprio para colocar cada letra, precisando que os alunos lhe digam quantas letras são necessárias. Dadas as folhas, é natural que todos os alunos lhe digam que precisam de três letras apenas. E o professor dar-lhe-á somente as letras necessárias, que os alunos tentarão colocar nos seus devidos encaixes, ficando cada aluno com o seguinte trabalho:

         

  O professor com facilidade controlará o trabalho de todos os alunos se se puser em frente da turma, uma vez que as letras são suficientemente grandes. Logo que todos tenham acabado, o professor proporá que lhe mostrem cada letra à medida que a palavra for sendo dita muito devagar, recolocando-a imediatamente a fim de poder mostrar a outra que se segue. Assim os alunos começarão a identificar cada letra, não pelo nome que cada uma tem, mas sim pelo seu valor em cada vocábulo. Agora será também o momento dos alunos aprenderem a fazer o traçado correcto da primeira letra da palavra trabalhada – a letra A minúscula – usando os procedimentos tradicionais. Terminado o trabalho, os alunos colocarão a folha A4 no dossier e guardarão as três letras na respectiva caixinha.

voltar ao índice