Globalização da palavra mola

   O trabalho para a globalização da palavra mola é em tudo semelhante ao que se fez para as palavras já globalizadas e que se consubstancia nos seguintes passos:

      1º- Mostrando uma imagem duma mola, criar uma conversa motivadora e interdisciplinar sobre o objecto em questão; para que serve a mola? de que são feitas as molas? etc. 

2º- Escrever uma frase contextualizada sobre a mola, como por exemplo:

                            A mola segura a roupa.

      3º- O professor escreverá a frase no quadro preto, à frente dos alunos.

      4º- O professor lerá a fase em voz alta, apontando.

      5º- Todos os alunos lerão globalmente a frase, apontando esquerda/direita.

      6º- Os alunos tentarão descobrir qual das palavras é mola..    

      7º- O professor distribuirá o puzzle da mola, composto por três cartões.
8º- todos os alunos comporão o puzzle nas suas carteiras, que ficará assim:


9º- Todos os alunos mostrarão, ao mesmo tempo, ao professor, cada um dos cartões que lhes for pedido; mola escrita à máquina; mola escrita à mão e mola em desenho (a ordem é arbitrária).

,  10º- Todos os alunos recomporão,em cima das suas mesas, todos os puzzles que já tiverem em seu poder que ficarão:

11º- Todos os alunos mostrarão todos os cartões, um de cada vez, à medida que o professor os for pedindo. A ordem é aleatória e salteada.

           12º- Todos os alunos escreverão por decalque de transparência ou, para os alunos mais desembaraçados, à vista, numa folha de papel de máquina de pouca gramagem (translúcida), todas as palavras escritas à mão dos puzzles em presença.

          13º- Todos os alunos lerão todas as palavras que escreveram na folha de papel, perante o professor.

          14º- Os alunos mais desembaraçados já poderão tentar escrever algumas das palavrinhas globalizadas no quadro preto.

         15º- O professor escreverá nas costas de todos os cartões de todos os alunos o nome de cada proprietário de cada cartão, com os objectivos já enunciados.

        16º- O professor recomendará que em casa, cada aluno deverá explicar ao pai, à mãe e aos avós como funciona o “jogo”. O aluno, lá em casa, gosta de fazer de professor perante a família por razões óbvias.

         17º- Todos os alunos arrumarão todos os cartões nas suas caixinhas.  

voltar ao índice