Globalização da palavra ilha      

       Para um terceiro dia seria destinada a palavra ilha. O procedimento será em tudo semelhante ao que adoptou para as duas palavras anteriores. Mostrar a fotografia ou desenho duma ilha e conversar com os alunos sobre ilhas, fazendo alguma interdisciplinaridade. Do contexto retirar uma pequena frase motivadora que poderá ser, por exemplo: A ilha está no meio do mar.O professor escreverá a frase no quadro e lerá em voz alta, apontando. Cada aluno, por sua vez, fará a leitura global da mesma frase. Isolar-se-á a palavra ilha. O professor entregará a cada aluno os três cartões do puzzle alusivo. Os alunos montá-lo-ão.  


O professor mandará misturar todos os cartões já dados e depois remontar todos os puzzles

         Proceder-se-á então à “leitura” de todos os cartões, pedindo o professor que lhe mostrem, ora um, oura outro, sendo imediatamente refeitos os puzzles. Por fim, os alunos decalcarão todas as palavras escritas à mão e lê-las-ão perante o professor. É natural que comecem a aparecer alguns alunos capazes de escrever as palavrinhas “à vista”, em vez de decalcadas, pelo que há que incentivar estes e deixar que os outros continuem a decalcar. Respeitar-se-á o ritmo de cada um.

voltar ao índice