Globalização da palavra gato                         

   O trabalho para a globalização da palavra gato é em tudo semelhante ao que se fez para as palavras já globalizadas e que se consubstancia nos seguintes passos:

      1º- Mostrando uma imagem dum gato, criar uma conversa motivadora e interdisciplinar sobre o animal em questão; é doméstico ou selvagem e porquê? o que lhe cobre o corpo? de que se alimenta em pequena? o que come depois de grande? etc.

      2º- Escrever uma frase contextualizada sobre o gato, como por exemplo:

                            O gato é fofinho.

      3º- O professor escreverá a frase no quadro preto, à frente dos alunos.

      4º- O professor lerá a fase em voz alta, apontando.

      5º- Todos os alunos lerão globalmente a frase, apontando esquerda/direita.

      6º- Os alunos tentarão descobrir qual das palavras é gato.    

      7º- O professor distribuirá o puzzle do gato, composto por três cartões.
  8º- todos os alunos comporão o puzzle nas suas carteiras, que ficará assim:


9º- Todos os alunos mostrarão, ao mesmo tempo, ao professor, cada um dos cartões que lhes for pedido; gato escrito à máquina; gato escrito à mão e gato em desenho (a ordem é arbitrária).

     10º- Todos os alunos recomporão todos os puzzles que já tiverem em seu poder, em cima das suas mesas, que ficarão:

  

  11º- Todos os alunos mostrarão todos os cartões, um de cada vez, à medida que o professor os for pedindo. A ordem é aleatória e salteada.

           12º- Todos os alunos escreverão por decalque de transparência ou, para os alunos mais desembaraçados, à vista, numa folha de papel de máquina de pouca gramagem (translúcida), todas as palavras escritas à mão dos puzzles em presença.

          13º- Todos os alunos lerão todas as palavras que escreveram na folha de papel, perante o professor.

          14º- Os alunos mais desembaraçados já poderão tentar escrever algumas das palavrinhas globalizadas no quadro preto.

         15º- O professor escreverá nas costas de todos os cartões de todos os alunos o nome de cada proprietário de cada cartão, com os objectivos já enunciados.

        16º- O professor recomendará que em casa, cada aluno deverá explicar ao pai, à mãe e aos avós como funciona o “jogo”. O aluno, lá em casa, gosta de fazer de professor perante a família por razões óbvias.

         17º- Todos os alunos arrumarão todos os cartões nas suas caixinhas.  

  voltar ao índice