Critério de agrupamentos                                                                                                                                                           

                      As letras não serão conhecidas dos alunos pelos seus nomes mas sim                      pelos seus valores nas palavras onde se encontram e mais vulgarmente  usadas.               

                     Vogais = têm voz própria, mesmo sozinhas

1ª unidade Agrupa as cinco vogais pelo facto de serem as únicas letras que só por si têm som, por isso se chamam  vogais. São por isso as mais fáceis de             trabalhar e ainda por não necessitarem de quaisquer combinações com outras letras.                      

                     Consoantes = soam consoante as vogais que se lhe seguem

2ª unidade Agrupa as sete consoantes por serem as que, não sendo vogais, ainda assim emitem algum som ao  serem pronunciadas isoladamente,                     apresentando por isso algumas facilidades prioritárias. 

3ª unidade – Agrupa as três consoantes por serem as que ainda assim poderão emitir algum som ao serem  lidas. 

4ª unidade Agrupa as três consoantes guturais que são as que oferecerão mais                       dificuldades por só muito dificilmente emitirem algum sinal ao serem lidas. Elas só emitem som consoante a vogal que se lhe junta – por isso                         consoantes. 

5ª unidade Apresenta simplesmente o h por ser a letra que nem tão pouco se lê.

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