Análises/Sínteses

 Composição de palavras novas com sílabas já conhecidas dos alunos

        Podemos agora iniciar um novo jogo de caçar novas palavras, “misturando” duas conhecidas. É como juntar o português com o espanhol, dando “portunhol” ou “espanholês”. É conveniente que o professor use o flanelógrafo para exemplificar, e depois os alunos tentarão caçar as suas nas suas mesas. E por cada uma que cada aluno depois descobrir, o professor reproduzi-la-á no flanelógrafo, a fim de todos  verificarem como se constituiu.
       Apresentamos alguns exemplos de como se apresentará o jogo, desprezando os recortes.

 

 

             

                           

 

                              

 

                               

                                   

 

 

                                

 

                                 

 

                              

 

                          

 

                              

     Repare-se que as sílabas têm o mesmo som, o que neste momento facilita o trabalho das crianças.

        Após todo este trabalho de globalização sistematizado e com apoio de material didáctico previamente concebido para o efeito, e usado como se descreveu, é costume  os alunos “aprenderem” a globalizar, perceberem que se pode significar uma coisa pelo seu desenho e por duas maneiras de escrever; que se pode prescindir do desenho, usando somente as palavras; que as palavras têm partes comuns, no som e na escrita, e que podem ser usadas noutras palavras. Os alunos até já conseguem, por analogia, globalizar outras palavras que lhe aparecem no seu dia a dia, tentando também analisar as partes comuns com outras palavras (sílabas).                                                                                    

       E termina por aqui a primeira fase do Método Global’eu, pelo que faremos com que os alunos guardem em casa todos os cartões até aqui usados (fase da globalização)  porque serão entregues outros especificamente destinados à fase de análises/sínteses que se irá iniciar.

voltar ao índice